Grande parte das pessoas que fazem dieta, procuram um processo milagroso de emagrecimento, portanto acreditam em várias formulas milagrosas, ou utilizam substancia sem comprovação cientifica.
A Dieta HCG é uma das várias dietas polemicas, afinal, elas não são difíceis de encontrar. Para fala melhor, explicaremos abaixo. Quer saber mais? Continue lendo.
O que é Dieta HCG?
A dieta consiste na combinação de ingestão baixíssima de calorias com a aplicação do hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG) via oral ou injeção. O HCG é produzido pela placenta para manter a gestação. Evitando que a camada do endométrio de desfaça. O emagrecimento ocorre não apenas por conta da aplicação dos hormônios. A dieta HCG é uma dieta restritiva, portanto a ingestão de calorias por dia são baixas, somente 500 calorias por dia.
Alerta: Essa combinação, embora possa surtir efeito na redução de peso, é considerada muito perigosa para a saúde.
Como Funciona a Dieta HCG
De acordo com o blog GSuplementos, a dieta é dividida em 4 fases:
Primeira Fase: 2 dias sem restrição e alto consumo de calorias
A primeira fase da dieta consiste na pesagem inicial e orientações e adaptação da alimentação. Como o corpo passará por um período de baixa ingestão calórica, a pessoa deve consumir alimentos com mais calorias, como abacate, carnes, pizza, hambúrguer, frituras e outros por 48 horas. No entanto, é recomendado evitar o açúcar. o HCG deve ser aplicado 1 vez por dia.
Segunda fase: até 40 dias de dieta restrita a 500 calorias diárias
A segunda fase foca na perda de peso rápida e tem duração máxima de 40 dias. No entanto, se a pessoa já perdeu todos os quilos que deseja, pode pular para a próxima fase. O consumo na fase 2 é restrita no máximo a 500 calorias por dia. Também deve-se consumir boa quantidade de água e chás. O HCG continua a ser aplicado 1 vez ao dia.
Alerta: Um adulto saudável, no Brasil, precisa de aproximadamente 2000 calorias diárias.
Terceira fase: estabilização do novo peso
Após atingir o peso almejado ou finalizar os 40 dias de dieta, é necessário suspender o uso do hormônio e manter a dieta por mais 48 horas, para que o HCG saia do organismo e o corpo retorne ao seu metabolismo normal.
Quarta fase: manutenção do peso
Na ultima fase, retorna-se a alimentação normal, mantendo o equilíbrio na ingestão de calorias. Ou seja, é importante que a pessoa consuma apenas as calorias que gasta, a fim de manter o seu peso.
A dieta funciona?
Enfim a dieta HCG funciona? Como mencionado anteriormente, é uma dieta restritiva. A perca de peso não está ligada diretamente a aplicação do hormônio, mas sim na quantidade consumida de calorias. A curto prazo, a dieta do HCG funciona e a pessoa realmente perde peso.
Riscos
No entanto, é impossível manter uma dieta de apenas 500 calorias por dia sem sentir fome e ter efeitos colaterais como dor de cabeça, irritação, queda de produtividade, cansaço e queda de cabelo. É comum que a pessoa volte a consumir alimentos calóricos e volte a engordar. Isso acontece, pois não foi feito uma reeducação alimentar.
Não há comprovações cientificas que o HCG auxilie no emagrecimento. Além disso a falta de nutrientes por conta da restrição alimentar, poderá causar vários riscos a sua saúde. Importante sempre lembrar que dietas restritivas provocam perda de peso rápida, do mesmo modo que o ganho de peso também é rápido no retorno da alimentação. A melhor forma de emagrecer é por meio da reeducação alimentar, e exercícios físicos.
Nossa orientação é sempre procurar o seu médico ou nutricionista de confiança.
Talvez se interesse no nosso artigo: “Dieta Flexível: Emagreça sem sofrimento” acesse e veja.