O Bolsa Família é um programa de auxílio a famílias de baixa renda, instituído em 2003. Porém, no governo Bolsonaro foi substituído pelo Auxílio Brasil. Mas deverá retornar em 2023 ao seu antigo nome “Bolsa Família”.
Algumas regras deixaram de ser exigidas pelo governo anterior nos últimos anos, mas deverão ser retomadas para garantir dessa forma a continuidade do benefício. Como a exigência do cartão de vacinação de crianças, por exemplo.
Atualmente 41 milhões de famílias estão com cadastro ativo no CadÚnico e aptas a receber o benefício. É através do cadastro único que o governo federal realiza a identificação das famílias de baixa renda. Portanto é importante manter o cadastro sempre atualizado.
O que é o Bolsa Família?
Bolsa Família é um programa social do governo federal que fornece assistência financeira a famílias de baixa renda. O objetivo principal é combater a pobreza e a desigualdade social, proporcionando uma renda mínima para essas famílias e melhorando suas condições de vida.
Para receber o benefício, as famílias precisam atender a critérios como renda mensal abaixo de um determinado valor, e a presença de crianças e adolescentes na família, vacinação das crianças em dia.
Desde sua criação em 2003, o Bolsa Família se tornou um dos programas sociais mais importantes do Brasil e tem ajudado milhões de famílias a melhorarem suas condições de vida.
Tenho direito a receber o Bolsa Família 2023?
Atualmente para a família ter direito ao Bolsa Família, é necessário portanto atender a alguns critérios estabelecidos pelo governo federal. Veja abaixo alguns dos principais requisitos:
- Ter Renda familiar mensal de até meio salário mínimo vigente por membro do grupo familiar (atualmente R$ 651,00);
- Possuir crianças ou adolescentes de até 17 anos de idade ou gestantes;
- Não ter outras fontes de renda acima do valor estabelecido;
- Não possuir imóveis ou veículos de alto valor;
- Estar inscrito no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico).
Além disso, as famílias precisam seguir regras como a frequência escolar dos filhos, e a partir de 2023 a caderneta de vacinação em dia, para manter o benefício. O valor do benefício varia de acordo com o número de pessoas na família e sua renda.
Como é feito o cadastro?
Um dos primeiros requisitos para conseguir o Bolsa Família, é ter o cadastro ativo no CadÚnico, e com as informações atualizadas principalmente, caso já tenha feito o seu cadastro.
Portanto, é através do CadÚnico que o governo estabelecerá quais famílias terão direito a receber os benefícios sociais, incluindo o Bolsa Família, além de outros programas para famílias de baixa renda.
Além disso, é necessário atender aos requisitos mencionados anteriormente. Um ponto importante a se destacar é que o Bolsa Família é destinado apenas a famílias em situação de pobreza ou vulnerabilidade social e não é um direito adquirido.
Portanto podendo ser suspenso ou até mesmo cancelado, caso seja identificado que a família não cumpre as regras estabelecidas pelo programa Bolsa Família.