loader image
Carregando informações
Pular para o conteúdo

Creatina o que é? Para que serve?

Se você frequenta academia ou pratica algum exercício físico, já ouviu falar da Creatina. Mas você sabe o que é? e para que serve? Se ainda não sabe o que é, continue lendo. Saiba tudo sobre a Creatina.

Anúncios


O que é Creatina

A creatina é proveniente de aminoácidos. Usado com frequência por atletas e praticantes de exercícios físicos de alta intensidade. Assim, possibilitando uma série de benefícios para um melhor desempenho físico. É um nutriente derivado e natural de animais, no organismo é sintetizada no fígado, pâncreas e rins a partir de vários aminoácidos como: glicina, arginina e metionina.

Como surgiu a Creatina

Foi descoberta e nomeada pelo cientista e filósofo francês Michel Eugene Chevreul em 1832. Porém foi o cientista alemão Justus von Liebig quem começou a popularizá-la anos depois como uma, substância que auxilia no aumento de força.

Para que Serve a Creatina

Conforme mencionado anteriormente, a creatina é um dos suplementos alimentares constantemente utilizado por quem pratica exercícios físicos. Além disso possui diversas funções benéficas ao corpo.

Anúncios


Trata-se de uma substância que é sintetizada pelo corpo a partir da glicina e arginina, dois aminoácidos. Assim é utilizada pelo organismo para fornecer energia durante a prática de exercícios físicos. De acordo com o Nutricionista Diogo Cirico da Growth Supplements. A creatina possui um papel efetivo para treinos de alta intensidade, auxiliando no ganho de força.

Benefícios da Creatina

  • Melhora a função cognitiva;
  • Combate a redução de massa muscular em idosos;
  • Fornecimento de energia;
  • Acelera e fortalece a recuperação muscular;
  • Colabora para o ganho de massa magra;
  • É uma excelente alternativa para vegetarianos;
  • Não engorda, ou seja não possui calorias

Como Tomar?

De acordo com a Anvisa, a recomendação de consumo é de 3 gramas por dia. E o corpo e uma alimentação balanceada, são responsáveis por outro 2g. A melhor forma de tomar suplementos é com as refeições, principalmente alimentos ricos em carboidratos e proteínas, que beneficiarão seu treino. A ingestão de creatina também pode ser feita com whey protein.

CREATINA NO PRÉ-TREINO

Consumindo antes dos treinos, atua principalmente no crescimento muscular, Fornece nutrientes que estimulam a hipertrofia e o crescimento considerável da força. O objetivo no pré-treino é fazer atividade de alta intensidade por um curto período de tempo. Assim melhorando seu treino, como resultado você será capaz de aumentar a carga de pesos mais facilmente.

CREATINA NO PÓS-TREINO

Consumindo após um treino, desempenha um papel importante na recuperação muscular e na redução da fadiga. Portanto, a ingestão pós-treino deste nutriente é focada em atletas que fazem mais de um treino ao longo do dia, pois ao suplementar com creatina, você pode garantir energia e força para melhorar seu desempenho durante os treinos.

QUAIS SÃO OS TIPOS?

Atualmente é encontrada como alcalina, étil, micronizada, entre outros, sendo a mono-hidratada a mais utilizada. Além de versões em pó, líquido, comprimido, barras e gel.

Apesar dos diferentes tipos, o modo de tomar não altera os benefícios, podendo variar somente o tempo de efeito no organismo.

Efeitos Colaterais

Apesar de ainda não possuir estudos conclusivos, quando de boa qualidade e utilizada na dosagem correta, a creatina não possui efeitos colaterais.

Definitivamente a Creatina, é um suplemento que oferece uma série de vantagens para os treinos e para a saúde. Além disso, é capaz de manter os níveis de glicogênio no sangue mais elevados do que a ingestão de carboidratos sozinha. Aqueles que recebem uma carga de creatina podem se recuperar mais rapidamente de lesões musculares causadas pelo treinamento. Para quem não pratica atividades físicas, também trás benefícios. O nutriente mantém o cérebro mais ativo por mais tempo e o protege dos efeitos das concussões. Além disso, a creatina reduz os efeitos do envelhecimento.