Antes de mais nada, você sabe o que é low carb? Low significa “baixo” em inglês, e “carb”, como você pode imaginar, é um apelido para carboidratos. Saiba tudo sobre a dieta Low Carb, continue lendo nosso artigo.
Dieta Low Carb é uma dieta baseada no controle da ingestão de carboidratos, priorizando os de alta qualidade e cortando os de baixo teor de nutrientes, como por exemplo aqueles presentes no açúcar, mel, doces e sobremesas.
Quem Criou a Dieta Low carb?
Não podemos dizer ao certo, quem foi o criador ou criadora da Dieta Low Carb. Afinal, ao pesquisa na internet encontraremos vários relatos de criação. Assim podemos citar como exemplo, o cardiologista americano Robert Atkins, que lançou nos anos 60 uma dieta revolucionária e no seu programa de emagrecimento a regra era cortar drasticamente os carboidratos.
Primeiro Relato de Aplicação
O primeiro relato de aplicação de uma dieta low carb foi no ano de 1862, sendo publicada em forma de livreto “Letter on Corpulence”. Escrito por William Bantig. Paciente do Dr. William Harvey.
Este é um relato honesto e muito divertido de um homem de meia-idade metodicamente obeso que, após várias tentativas de se livrar do excesso de peso, tem seus problemas resolvidos, e esperançosamente encoraja outros com uma situação semelhante, a embarcar em um novo caminho de dieta.
Ele chamou a gordura corporal de parasita, viu a obesidade como uma doença e mudou seu estilo de vida após adotar a dieta. Ele morreu aos 81 anos, um homem muito velho para a época.
Benefícios da Dieta Low Carb
Uma das mais significativas vantagens da dieta low carb é sua contribuição para a prevenção do diabetes tipo 2. Por privilegiar o consumo de alimentos com baixo índice glicêmico, essa dieta reduz as chances de picos de insulina no organismo, desse modo diminuindo os riscos de desenvolvimento da doença. Porém podemos citar outros benefícios, por exemplo:
Outros benefícios da dieta
- Reduz gordura corporal
- Melhora os níveis do açúcar do sangue
- Reduz inflamação das células de gordura
- Promove saciedade
- Estimula a biogênese mitocondrial
- Promove desempenho físico com aumento do consumo de fitoquímicos, proteína e gorduras boas
- Aumenta massa muscular
O que é Permitido na Dieta low carb
Afinal, o que é permitido na dieta? A dieta é composta por Frutas, verduras/Legumes, proteínas e alimentos com fonte de gordura boa.
Legumes e Verduras
Antes de mais nada saiba que nem todas as Verduras e Legumes são permitidos na Dieta Low Carb. Listamos alguns alimentos permitidos: Abobrinha, Brocolis, Couve Flor, Acelga, Cogumelos, Aipo, tomate cereja, couve, agrião, aspargo, berinjela, espinafre, pepino, chuchu, vargem, rucula, escarola, alho poró, alface.
Proteínas
Alimentos ricos em proteínas, por exemplo:
- Carne de boi magra (Patinho, filé mignon, alcatra)
- Peixes
- Aves sem pele
- Ovos
- Leite Desnatado e queijos
- Soja
- Quinoa
Frutas
Assim como as verduras e legumes, nem todas as frutas são low carb. Isso acontece porque a frutose delas é uma fonte de carboidratos. Lista de algumas frutas permitidas:
- Abacate
- Morango
- Pessego
- Melão
- Coco
- Framboesa
- Limão
Fonte de Gordura
Alguns alimentos ricos em gorduras possuem pouca quantidade de carboidratos, logo não são saudáveis para utilizar na sua dieta. Afinal o consumo de gordura aumenta os riscos de doenças cardiovasculares.
O ideal é encontrar fonte de gorduras boas, como a insaturadas, presente no abacate, azeites, sementes de gergelim, linhaça, chia, girassol, abobora, nozes e castanhas.
Para quem é indicado a dieta low carb
Por fim, a dieta low carb é indicada para tratamento da obesidade e diabetes, e também para hipertensão, doenças cardíacas, redução abdominal, colesterol alto e triglicerídeos alto.
Quem não deve fazer a dieta
A dieta é contra indicado para quem tem alto gasto energético e quem necessita consumir carboidratos suficientes para a manutenção do organismo, como por exemplo: gestantes, atletas, crianças e adolescentes.
Dica para fazer uma boa dieta
Por ultimo, separamos algumas dicas para ajudar em qualquer dieta, para você emagrecer com saúde. Afinal o grande e maior objetivo sempre será a saúde. Veja abaixo:
- Beba pelo menos 2 litros de água por dia
- Não fique mais de 4 horas sem comer
- Prefira refeições menos gordurosas
- Consulte sempre um nutricionista, para montar sua dieta.
Gostou? Siga em nosso site. Além de dicas para uma vida saudável, você também encontrará dicas para uma vida financeira saudável. Confira.