Pular para o conteúdo

Escorpião: Saiba quais precauções tomar, e o que fazer em casos de acidentes

Notícias de picadas de escorpião são relatadas diariamente, porém esse número de ocorrência vem crescendo atualmente. Mas qual o motivo do aumento dessas ocorrências? Quais precauções são necessárias tomar para evitar o surgimento desses animais? E o que fazer se uma pessoa for picada por escorpião?

Publicidade

De acordo com último levantamento do ministério da saúde, somente no ano de 2021 foram registrados e notificados, aproximadamente 154 mil acidentes em decorrência da picada de escorpião. Uma crescente considerável com relação ao levantamento dos anos anteriores. 

Os escorpiões estão cada dia mais próximos dos centros urbanos. E suas aparições são mais frequentes no verão. Portanto continue a leitura deste artigo e veja algumas medidas e cuidados para evitar aparições de escorpiões em seu lar ou trabalho

Por que as ocorrências de escorpiões estão cada vez mais frequentes?

Como mencionado anteriormente, as ocorrências envolvendo escorpiões estão cada dia mais frequentes, principalmente no verão. Mas qual a explicação para o aumento dessas aparições e ocorrências em algumas regiões do mundo, incluindo o Brasil?

Publicidade

Alguns fatores estão diretamente ligados a esse aumento. Um dos principais deles é o desequilíbrio ecológico causado principalmente pela ação humana. Por exemplo o desmatamento, a urbanização desordenada, descartes de lixo de forma inadequada, dessa forma criando condições perfeitas para proliferação dos escorpiões.

Além disso, o clima também pode influenciar. As mudanças climáticas atualmente, como todos nós já sabemos, deixam o clima mais quente. Escorpiões são mais adaptados a climas quentes e secos, ou seja, condições também favoráveis para o aumento da população de escorpiões.

Quais os tipos de escorpiões mais comuns

Atualmente estão catalogadas aproximadamente 1.500 espécies de escorpião por todo o mundo, porém somente de 20 a 25 dessas espécies catalogadas são consideradas perigosas a nós humanos.

No Brasil existem cerca de 150 tipos de escorpiões, porém os mais comuns são:

  • Escorpião Amarelo (Tityus serrulatus) – Pode ser encontrado em todo o Brasil, principalmente na região Sudeste. É considerado o escorpião mais venenoso do país.
  • Escorpião Marrom (Tityus bahiensis) – É encontrado principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Também é considerado perigoso devido à sua picada venenosa.
  • Escorpião Preto (Tityus stigmurus) – Também pode ser encontrado em todo o Brasil, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Nordeste. É menos venenoso do que o Escorpião Amarelo e o Escorpião Marrom.
  • Escorpião Listrado (Rhopalurus agamemnon) – Encontrado principalmente na região Nordeste do Brasil. Sua picada é dolorosa, mas não é considerada fatal.

Como prevenir o surgimento de escorpiões em sua casa?

Diante dessa situação, existem algumas medidas de prevenção que todas as pessoas podem tomar para prevenir o surgimento de escorpiões, seja em sua casa ou em qualquer outro ambiente. Veja abaixo:

1- Mantenha o ambiente limpo e organizado

Manter o ambiente limpo e organizado, evite acumular lixo e entulhos, principalmente locais úmidos e escuros. Não deixe acumular restos de comida, assim você  não favorece a proliferação de insetos, pois os insetos são a principal fonte de alimento dos escorpiões.

2- Elimine Frestas e buracos

Feche todas as frestas, assim como buracos e rachaduras tanto nas paredes quanto nos pisos e rodapés de sua casa, utilizando argamassa ou silicone. É importante essa medida, pois escorpiões utilizam esses locais para se abrigar ou para encontrar alimentos.

3- Mantenha as vegetações controlada

Mantenha seu jardim com a manutenção em dia. Evite acumular folhas secas, galhos ou outros entulhos que possam servir de abrigo para o escorpião. Eles podem utilizar a vegetação como abrigo especialmente quando a vegetação está densa.

No entanto, há casos de lotes vagos, que normalmente não possuem os mesmos cuidados. Portanto é importante notificar o órgão responsável. Dessa forma eles entrarão em contato com o proprietário para realizar a manutenção do local.

4- Realize a dedetização periódica

Atualmente, é possível encontrar empresas que trabalham com a dedetização de escorpiões. Alguns anos atrás criou-se o mito que não era possível fazer a dedetização contra estes animais de forma definitiva.

De fato, a dedetização não vai matá-los, mas os afastará do ambiente por um bom período ou até mesmo definitivamente. Desde que mantenha a dedetização periódica do ambiente sempre em dia.

Além disso, mantendo sua casa dedetizada, você também afastará outros insetos, principal alimento dos escorpiões, como já dito anteriormente. Afastando os insetos, consequentemente os escorpiões se afastará também de sua casa.

6- Use telas de proteção

São animais pequenos, portanto podem entrar em espaços apertados, como ralos, saídas de ar e outras aberturas, utilizando como passagem para entrar no ambiente. Portanto é importante a utilização de telas de proteção nesses locais.

Porém, é importante ressaltar que deve ser feita a limpeza periódica desses locais,. Dessa forma evitando o acúmulo de detritos que também podem favorecer o surgimento de outros insetos no local.

O que fazer em caso de picadas de escorpião

Se você ou uma pessoa próxima for picada por um escorpião, é importante agir de forma rápida. Dessa forma minimizando os riscos de complicações. Em caso de picadas, siga algumas medidas de primeiros socorros que você pode adotar:

  1. Lave o local da picada com água e sabão.
  2. Tente manter a pessoa calma e tranquila.
  3. Mantenha o local da picada elevado.
  4. Aplique uma compressa fria no local para ajudar a aliviar a dor.
  5. Não dê à vítima álcool ou outros medicamentos sem receita médica.
  6. Procure atendimento médico imediatamente.

O tratamento para picadas de escorpião consiste na administração de soro antiescorpiônico, neutralizando o veneno e aliviando os sintomas. O médico também pode prescrever analgésicos e medicamentos para controlar a dor e outros sintomas.

Por fim, caso seja possível, leve o escorpião ou até mesmo uma foto dele para o hospital. Isso ajudará a identificar a espécie, assim determinando o melhor tratamento. Mas lembre-se de tomar as devidas precauções ao capturar o escorpião.

Considerações

É importante ressaltar que a picada de escorpião pode ser perigosa e, em alguns casos, pode ser fatal, especialmente para crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde, por exemplo.

Portanto, não ignore sintomas ou tente tratar a picada em casa, ou seja por conta própria. Qualquer ocorrência busque atendimento médico imediatamente. Dessa forma você ou a pessoa picada poderá receber o tratamento adequado.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com amigos e pessoas próximas, assim essas informações ajudarão mais pessoas.

Marcações: