Contratar um plano de saúde, não precisa ser um processo burocrático. Saber as etapas que precisa seguir e o que significa cada parte do contrato pode ser um fator que aumenta a eficiência e torna a experiência de contratação mais tranquila.
Para facilitar sua vida, trouxemos algumas dicas para contratar um plano de saúde. Afinal, vida saudável não se trata só de alimentação e exercícios físicos. Fazer consultas médicas, ir ao dentista regularmente, também faz parte de uma vida saudável.
Então continue lendo saiba o que você precisa fazer para escolher a melhor opção.
Pesquisar
Esse é o primeiro passo para você que deseja contratar um plano de saúde. Pesquise as empresas que oferecem esse serviço, mas não foque apenas no preço, não esqueça de saber o que cada operadora oferece e quais avaliações existem. O boca a boca pode ser uma opção, mas existem canais onde você pode entender melhor a qualidade dos prestadores de serviço.
Consulte sempre o site oficial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), onde publica anualmente o índice IDSS, que mede a satisfação do consumidor e o nível de serviços prestados. Você também pode conferir sites de consumidores como o Reclame Aqui.
Mapear as necessidades
Entenda o que você precisa em relação ao seu plano de saúde, por exemplo: em quais hospitais você quer ser atendido, em quais procedimentos você precisa e para quem é esse serviço. Em seguida, compare as empresas que você pesquisou no passo anterior, assim você terá uma visão melhor de qual empresa e plano te atenderá.
Procurar um corretor
Ainda não é possível fechar um plano de saúde diretamente com as empresas, somente com um corretor, o que é muito positivo, afinal ele pode realmente ser um ponto de apoio dessa negociação. Encontre alguém em quem confie, busque referencias de outros clientes. Seja claro sobre quais serviços são importantes para você, do mesmo modo informe o que você pode pagar e quais opções está considerando. Dessa modo, ele poderá escolher quais planos de saúde melhor atendem às suas necessidades.
Solicitar Cotações e Comparar Preços
Seu corretor lhe dará uma lista de todos os planos que atendem às suas necessidades. Em seguida, confira todos os preços e veja quais estão dentro do seu orçamento. Depois que analisar e você tiver uma opção que realmente goste, então negocie e pergunte sobre maneiras de torná-la mais em conta.
Entender o Contrato
Termos como por exemplo: Coparticipação, rol ANS e portabilidade, são comuns nos contrato de plano de saúde, podem parecer uma língua diferente. Portanto, não fique com dúvida! Procure entender cada termo do seu contrato. Você pode pesquisar em sites de confiança ou até mesmo com o seu corretor. Argumente quais as vantagens em colocar cada um dos termos acima na sua contratação.
Se possível contratar com CNPJ
Os contratos feitos por meio do CNPJ, também conhecidos como contratos PME, são aproximadamente em torno de 40% mais baratos que os contratos individuais. Além disso, os contratos de planos de saúde corporativos são mais abrangentes e oferecem melhores grupos hospitalares e laboratoriais.
Enviando Documentação
Depois de escolher o melhor plano de saúde para você. Enfim é hora de separar as documentações, inclusive dos beneficiários. Consulte seu corretor a relação de documentos. Tudo isso é então enviado a operadora do plano para confirmação e liberação do seu contrato para assinatura.
Atenção as Condições Do Contrato
Depois que a operadora aprovar e emitir o contrato, leia tudo com atenção. Todos os serviços, valores e detalhes devem ser apresentados neste documento e se algo for diferente do que foi originalmente acordado, você ainda tem tempo para contestar.
Pagamento
Mesmo com contrato assinado, seu plano de saúde não será validado até que o primeiro boleto emitido por sua operadora seja pago. A data de vencimento geralmente é de 60 dias, mas quanto antes você pagar, mais cedo poderá usar os serviços do contrato.
Aguarde Sua Carteirinha
Atualmente, algumas operadoras aboliram as carteirinhas de plano de saúde física, dessa forma são disponibilizada através de aplicativos. Independentemente da forma que a carteirinha chegará até você, logo o acesso ao seu plano se dará somente após o seu recebimento. O tempo após a contratação e a chegada da(s) carteirinha(s) depende de cada operadora. Por fim fique sempre atento(a) aos períodos de carência e comece a utilizar o seu plano.
Enfim, espero que este passo a passo tire todas as suas dúvidas antes de contratar um plano de saúde. E por ultimo mais uma dica. Se manter informado sobre os detalhes da contratação, te empodera e aumenta as chances de fazer a melhor escolha.
Gostou? Dicas para uma vida saudável você encontra aqui. Veja mais artigos.