O Benefício auxílio gás é um programa do governo criado em 2021, durante a pandemia. Seu principal objetivo é auxiliar famílias de baixa renda, diminuindo assim o efeito dos constantes aumentos do gás de cozinha.
Conteúdos Relacionados:
Constantemente ouvimos informações referente ao aumento no valor médio do botijão de gás. Esse aumento reflete diretamente no orçamento das famílias de baixa renda. Portanto, para ajudar essas famílias o governo concede o Auxílio gás.
Em 2023 o governo federal retomará o pagamento do benefício vale gás. Portanto conheça mais sobre o benefício, veja se você tem direito, e principalmente como se cadastrar para receber o seu auxílio gás.
Quem tem direito ao Auxílio Gás?
Como dito anteriormente, o benefício é destinado a pessoas de baixa renda, ou seja, em situação de pobreza ou extrema pobreza. Para solicitar, o interessado precisa se enquadrar dentro das exigências do programa. Veja abaixo quem pode solicitar:
- Famílias que estejam com cadastro ativo no Cadúnico, que possuem renda mensal por pessoa menor que meio salário mínimo vigente;
- Famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que possuem ou não cadastro ativo no CadÚnico.
Os valores do Vale Gás, são pagos diretamente ao responsável pelo benefício. E para auxílio gás em caso de BPC, o valor é pago ao responsável pela inscrição.
Qual valor do Auxílio Gás
Anteriormente, o valor pago pelo governo correspondia apenas a 50% do valor médio do botijão de 13kg. Porém, para 2023 o valor pago corresponderá a 100% do valor apurado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo)
O valor foi aprovado pela PEC de transição. Dessa forma, o benefício voltará a ser pago em 2023. Além disso, a PEC prevê a continuidade no pagamento de R$ 600,00 do Auxílio Brasil, ou então Bolsa Família, nome que também poderá retornar em 2023.
Veja Também:
- Kit Antena Digital Gratuita
- Programa Brasil Sorridente
- Calendário PIS PASEP 2023
Como se cadastrar no Auxílio Gás
De antemão para receber o benefício do Vale gás, é necessário a família possuir cadastro ativo e da mesma atualizado no CadÚnico, e ter renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo vigente.
Portanto, não existe um cadastro específico para receber o vale gás. Mas se você já possui cadastro no CadÚnico, e principalmente com todas as informações atualizadas, e se enquadrar nos pré-requisitos do programa, é provável que tenha o seu benefício liberado automaticamente pelo governo.
Porém vale ressaltar que estar inscrito no CadÚnico não garante o recebimento do benefício.
Como saber se tenho direito ao Vale Gás?
Para verificar se sua família terá direito a receber o Auxílio Gás, é necessário consultar o benefício. Veja abaixo como consultar, tenha em mão o número do seu PIS e também do seu NIS:
- App Auxílio Brasil;
- App Caixa Tem;
- Pelo telefone 111 da CEF (Caixa Economica Federal);
- Ou pelo telefone 121 do Ministério da Cidadania.
Quais as datas de pagamento?
Por fim, se você e sua família foram selecionados para receber o vale gás, é necessário aguardar a data de recebimento do benefício. Para este ano de 2023 o pagamento começará em fevereiro.
O pagamento do benefício segue o mesmo calendário do Auxílio Brasil, mas fique atento(a), pois o pagamento do vale gás é realizado a cada dois meses, e não mensalmente conforme o Auxílio Brasil.