Pular para o conteúdo

Tarifa Social de energia elétrica: Como conseguir desconto na conta de luz

Tarifa social de energia elétrica, você já conhece? Veja as regras, como funciona o benefício e quais procedimentos necessários para realizar o seu cadastro e dessa forma conseguir descontos na sua conta de energia elétrica.

Publicidade

De acordo com pesquisa realizada em novembro de 2021 pelo Ipec, constatou-se que o aumento no valor da energia elétrica comprometeu quase 50% da renda dos brasileiros. Além disso, várias famílias deixaram de pagar suas contas de luz, desde então. Ficando assim sujeitas a corte no fornecimento.

Pensando em amenizar os impactos negativos do aumento na conta de energia das famílias de baixa renda, o governo criou então a Tarifa Social de energia elétrica. Ou seja, as famílias incluídas no programa terão descontos conforme o consumo mensal, que não poderá ultrapassar 220kwh.

Tarifa Social o que é?

É um benefício criado pelo governo para auxiliar famílias de baixa renda com a redução de aproximadamente 65% no valor da sua conta de energia elétrica, ou até 100% de desconto para indígenas e Quilombolas.

Publicidade

O benefício foi regulamentado conforme Lei nº 12.212, com data de 20 de janeiro de 2010, e pelo Decreto nº 7.583 datado em 13 de outubro de 2011 e pela Lei nº 14.203 com data de 10 de setembro de 2021.

Em 2021, a ANEEL (Agência nacional de energia elétrica) sancionou  logo após ser decretado estado de calamidade, a inclusão da Tarifa Social de forma automática para famílias enquadradas como baixa renda, desde que sigam alguns critérios. 

Veja também:

Quais os descontos da tarifa social?

Afinal, quais são os descontos na conta de energia elétrica para beneficiários da Tarifa Social. Veja abaixo como funcionam os descontos.

  • Para famílias com consumo de apenas 30 kwh por mês, o desconto é de 65% na conta de energia;
  • Famílias com consumo entre 31 kwh a 100 kwh por mês, o desconto é de 40% na conta, conforme tabela;
  • Já para as famílias que o consumo mensal fique entre 101 kwh a 220 kwh, o desconto é de apenas 10%.

Porém famílias que já possuem o CadÚnico os descontos mudam de acordo com o consumo. Veja abaixo.

  • Famílias cadastrada no Cadastro único, com consumo de apenas 50 kwh por mês, o desconto é de 100% na conta de energia;
  • Famílias com consumo entre 51 kwh a 100 kwh por mês, e que possuem portanto cadastro ativo, o desconto é de 40% na conta, conforme tabela;
  • Já para as famílias cadastradas e que o consumo mensal fique entre 101 kwh a 220 kwh, o desconto é de apenas 10%.

Quem tem direito ao desconto da Tarifa Social?

A princípio para ter direito a tarifa social é necessário se enquadrar nas regras do benefício. Confira abaixo quem pode solicitar o benefício e conseguir descontos na fatura de energia elétrica.

  • Famílias com inscrição ativa no CadÚnico, cuja renda familiar seja menor ou igual ao salário mínimo vigente.
  • Pessoas portadoras de deficiências e idosos com idade superior a 65 anos, e que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC)
  • Famílias que estejam inscritas no Cadúnico com renda de no máximo 3 salários mínimos vigente, que tenha membro portador doenças ou deficiência, na qual utiliza continuamente aparelhos ou equipamentos que necessitam de energia elétrica.

Mas, é bom destacar alguns pontos importantes. Primeiro, mesmo que se enquadre nos requisitos acima, não é certeza do recebimento do desconto. Segundo, a conta de luz precisa ser em nome de algum membro da família. Da mesma forma, o endereço no Cadúnico precisa estar atualizado.

Como cadastrar?

Por fim, analisando os requisitos acima, se estiver de acordo com os itens listados, e não estiver cadastrado para receber o desconto automaticamente da tarifa social na sua conta, basta procurar a companhia de energia de sua cidade e solicitar uma classificação de sua residência na subclasse de baixa renda.

Porém é necessário passar algumas informações para a empresa de energia. Portanto antes de entrar em contato para solicitar o desconto da tarifa social, tenha todas as informações em mãos. Confira abaixo a relação de informações necessárias.

  • Nome Completo, RG com foto, ou RANI para indígenas;
  • Código de cliente ou unidade consumidora da residência, é encontrado na conta de energia;
  • NIS (Número de identificação social) ou código do CadÚnico, ou então o número do benefício em caso de BPC (Benefício de Prestação Continuada)
  • Caso tenha algum membro da família portador de doença ou deficiência, e que necessite de aparelhos ou equipamentos que frequentemente estão ligados à energia, precisam apresentar relatório e atestado assinado pelo médico. Com as informações: 
  1. Dados que identifiquem o portador da doença ou deficiência constando o número do NIS ou código do cadastro único.
  2. Relatório da situação clínica e da saúde;
  3. Número do CID;
  4. Descrição dos aparelhos utilizados;
  5. Previsão do tempo de utilização dos aparelhos;
  6. CRM do médico;

Por fim, após apresentação de todas as informações à distribuidora de energia, ela fará uma consulta ao CadÚnico ou ao Benefício de Prestação Continuada, a fim de confirmar as informações. Se tudo estiver certo, o desconto da tarifa social aparecerá na sua conta de energia. Mais informações consulte a ANEEL.

Marcações: