Pular para o conteúdo

Exercícios em casa: 5 dicas e como fazer

Se você é uma pessoa bastante ocupada, e precisa se exercitar, praticar exercícios em casa, pode ser uma boa ideia. E saiba que é possível alcançar bons resultados treinando em casa, desde que tenha disciplina.

Publicidade

Realizar os exercícios de forma correta e também com a devida intensidade é o que trará os resultados desejados. Porém para hipertrofia é necessário um pouco mais de peso, dessa forma estimulando o desenvolvimento muscular.

O importante é não ficar parado(a). Não é segredo para ninguém a importância de praticar atividades físicas. Portanto, mesmo que seja por alguns minutos, os benefícios de se exercitar são inúmeros.

Benefícios de praticar atividades físicas 

Como dito anteriormente, os benefícios de praticar alguma atividade física são inúmeros: melhora no condicionamento físico, melhora na pressão arterial, melhora na lá condições cardiovasculares por exemplo.

Publicidade

Além disso, praticar exercícios físicos ajuda a prevenir diversas doenças do coração, promove o bem estar físico e mental, diminui a ansiedade, melhora a qualidade do sono, além de evitar a obesidade.

Os benefícios são muitos, além dos que já mencionamos. Então, sempre tire um tempinho para se exercitar, mesmo que seja por alguns minutos. Confira abaixo 5 dicas de como fazer exercícios em casa.

1- Flexão de Braço

Nossa primeira dica de exercício em casa, é a tradicional flexão de braço. Esse tipo de exercício trabalha principalmente os músculos do peitoral, ombros e tríceps. Assim como parte do abdômen e lombar. Veja como fazer:

  1. Deite-se de barriga para baixo;
  2. Em seguida, apoie a mão no chão, lateralmente na linha dos ombros;
  3. Logo após, contraia o abdômen,
  4. Apoie as pontas dos pés no chão,
  5. Estenda o cotovelo realizando o movimento de subir e descer o corpo.
  6. Mantenha a coluna reta e alinhada.

2- Pular Corda

Pular corda oferece diversos benefícios para sua saúde como: Aliviar o Stress, Coordenação Motora, concentração, ajuda no desenvolvimento psicomotor, queima de calorias, tonifica o corpo, por exemplo.

É uma atividade que pode ser feita em praticamente em qualquer local, e principalmente com poucos minutos.

3- Praticar dança

É inegável que dançar é uma ótima atividade. Afinal música e movimento, são combinações perfeitas. Além de fortalecer os músculos, a dança também ajuda na coordenação motora, protege as articulações e ajuda na postura.

E não importa a idade, ritmo e gosto. O importante é encontrar o seu ritmo e começar a praticar. E você não precisa demandar muito tempo para praticar, bem como não vai precisar de grandes espaços. Portanto dá para fazer os exercícios em casa mesmo.

Veja mais: Pular corda, quais os benefícios

4- Agachamentos

Agachamentos são exercícios multiarticulares, trabalha principalmente os músculos inferiores do corpo. Assim como, ajuda a fortalecer o core, que são os músculos que estabilizam a bacia, pelve e também o abdômen.

Para praticar, afaste os pés na largura do ombro, em seguida estenda os braços para frente, e costas e ombros precisam ficar eretos. Logo após realize o movimento de agachar e levantar, sempre mantendo a coluna reta.

Se realizado de forma correta e sobretudo com uma certa frequência, o agachamento é uma ótima atividade. Além disso, é fácil e prático, e assim como as outras já mencionadas pode se fazer os exercícios em casa. 

5- Aplicativos de treinos

Por último, a utilização de app de treinos, pode ser muito útil. Os celulares estão conosco por grande parte do dia, e porque não utilizá-los para fazer nossas atividades físicas?

Atualmente é possível encontrar diversos aplicativos de treinos tanto para Android, quanto para iOS (iPhone). Ou seja, é possível baixar e treinar em qualquer local, desde que as orientações do app sejam seguidas.

Aqui no nosso blog, você encontra uma lista de aplicativos fitness para fazer exercícios em casa. Acesse e veja.