Pular para o conteúdo

Ficha de Treino para mulheres montado

Procurando uma ficha de Treino para mulheres? Preparamos para o publico feminino uma ficha de treino simples e eficaz. As mulheres estão cada dia mais presentes nas academias, cada uma com seu objetivo.

Publicidade

Seja para fugir da rotina diária, renovar as energias, fortalecer os músculos, ou relaxar e limpar a alma, sempre em busca de uma vida mais saudável. No entanto, sempre surge uma dúvida: existe diferença entre a musculação para homens e mulheres?

Além de responder essa dúvida, trouxemos uma ficha treino de musculação feminino eficiente. Para saber mais, continue lendo nosso conteúdo!

ficha de treino para mulheres

Existe diferença de treinos entre mulheres e homens?

A diferença não é na forma como se monta o treino, mas simna forma como o corpo responde a cada um dos exercícios.

Publicidade

Isso acontece por conta da diferença da produção hormonal. Enquanto os homens têm uma produção de testosterona muito superior à das mulheres, o corpo feminino secreta em grande quantidade o hormônio estrogênio. 

Portanto, influenciando no ganho de massa muscular. A testosterona é um hormônio que estimula a síntese muscular. Quanto mais testosterona, maior volume e densidade musculares o indivíduo será capaz de produzir. 

Por outro lado, o estrogênio é um hormônio que favorece o acúmulo de gordura. Enquanto os homens têm maior facilidade de criar e manter músculos, as mulheres tendem a acumular gordura.

Outro ponto importante é o fato de as mulheres passarem por variações hormonais ao longo do mês ou seu ciclo menstrual. Portanto é importante fazer adaptações nos treinos periodicamente.

Enfim, treinar faz bem para homens e mulheres.

Treino

Nesse sentido montamos uma ficha de treino para mulheres mais completo possível, para que possa ao mesmo tempo atingir os seus objetivos e otimizar o seu tempo. Este plano vai portanto ajudá-la a relaxar, definir e delinear todas as linhas do seu corpo, com atenção nos músculos das pernas e dos glúteos.

Ressaltamos a importância da orientações de um nutricionista, médico ou personal. Confira abaixo ficha de treino completa.

Segunda-Feira (Pernas)

– Agachamento com barra  |  Extensões de pernas

– Peso morto/Levantamento de terra com pernas retas  |  Flexão de pernas deitado em máquina

– Glúteos em polia baixa em pé  |  Elevações de gémeos

Terça-Feira (Peito, Costas, Abdominais)

– Supino com halteres  |  Peck deck

– Puxada na frente com polia alta  |  Remada com polia baixa em semi-pronação

– Encolhimentos de ombros com barra  |  Flexão do quadril suspenso em barra fixa

Quinta-Feira (Pernas)

– Afundos com halteres  |  Hip thrust

– Flexão de pernas em pé  |  Glúteos na máquina smith

– Máquina adutora  |  Elevações de gémeos na máquina

Sexta-Feira (Ombros, Braços, Abdominais)

– Press militar com halteres  |  Elevações laterais com halteres

– Puxada de tríceps  |  Curl Scott com barra

– Hiperextensões em banco inclinado  |  Prancha

Observações

Cardio: Antes de iniciar os treinos é recomendável, que se dedique a fazer cerca de 5 a 15 minutos de exercícios cardiovasculares com uma intensidade moderada.

Número de séries: O número de séries a executar vai variar tendo em conta o seu nível de recuperação física. O mais recomendado é de 2 a 6 séries por cada exercício, exceto no treino de pernas, aí o número aconselhado é de 4 séries.

Número de repetições: Antes de mais nada, para saber o nível de repetições ideal, é necessário definir o objetivo do treino. Se o objetivo é ganhar massa muscular ou estabilizar a massa magra, então o mais indicado é que se dedique a realizar entre 7 a 12 repetições por série na zona do tronco e 20 nos exercícios de pernas.

Descanso: O descanso entre cada série vai variar. No caso de exercícios para a parte superior do corpo o tempo de pausa vai dos 60 a 120 segundos, enquanto que, para a parte inferior, o tempo de descanso é de 120 a 180 segundos.

Montar uma ficha de treino para mulheres, dependerá dos objetivos de cada uma, do mesmo modo da variação de faixas de repetição e da divisão de treinos.

Uma das melhores maneiras de ter bons treinos, é buscando orientações de um profissional.